logo-espeleonordeste-azul

Quem Somos

ESPELEOLOGIA DO NORDESTE

DESDE O INÍCIO DOS ANOS 1980, há pouco mais de quarenta anos, alguns agrupamentos associativos vêm praticando modalidades da Espeleologia no Nordeste do Brasil. Trata-se de um movimento relativamente recente, se comparado a outras partes do país ou do mundo, quando, desde o séc. XIX, já se falava em atividades esportivas ou explorações em cavernas, por exemplo, no continente europeu. Ao contrário do que se pode supor, a prática espeleológica não reúne somente pessoas com forte ímpeto explorador, mas igualmente ambientalistas, pesquisadores e praticantes de esportes outdoor. Assim, é comum a coexistência de interesses diversos, havendo desde aqueles que vão às grutas buscar a superação física, até a aplicação de técnicas de documentação ou desenvolvimento de pesquisas científicas. Esses grupos, em geral compostos por voluntários, são imprescindíveis ao avanço do conhecimento sobre o universo cavernícola, pois desses esforços resulta a maior parte do que se sabe hoje sobre o subterrâneo brasileiro.

A ESPELEONORDESTE – SOCIEDADE NORDESTINA DE ESPELEOLOGIA, nascida como o primeiro movimento associativo regional na espeleo brasileira, congrega vários grupos espeleológicos do país e associados individuais. Foi oficialmente constituída em 30 de agosto de 2018, com sede inaugural em Aracaju/SE. A ideia de reunir os caverneiros e as caverneiras do Nordeste, porém, não é nova. Esse tema foi informalmente discutido no XXVII Congresso Brasileiro de Espeleologia – Januária/MG, em 2003, quando, nos intervalos do evento, os representantes do Nordeste se confrontaram com a necessidade de integração de ações e de uma mínima coordenação dos esforços, para aumentar o leque de atuação na região. Contudo, àquela época ainda não existia suficiente maturidade nos grupos espeleológicos, além de faltar uma maior infraestrutura e os suficientes recursos financeiros para que atividades pudessem atingir amplitude regional. Assim, os anos decantaram as certezas dos erros e acertos e, com isso, trouxeram uma consolidação sobre a forma como a Espeleologia se enraizou na região.

ESPELEO NORDESTINOS

A ESPELEONORDESTE SE CONSTITUIU NOS EVENTOS regionais, encontros que ganharam força a partir de 2015, quando houve o II Encontro Nordestino de Espeleologia – II ENE, em São Cristóvão/SE. Essa assembleia sergipana marca um novo estágio da atividade no Nordeste, porque permitiu reunir presencialmente associações que estavam pulverizadas e dissociadas, criando vínculos que fortaleceram as parcerias. Houve um consenso, ainda durante o evento, de que seria necessário algum tipo de coordenação interassociativa regional. As facilidades de comunicação digital e as mídias sociais agregaram como atributos dessa nova realidade. O processo de integração, entretanto, não foi desde logo uniformizado, sendo necessários cerca de três anos para que, somente no final de agosto de 2018, a base da ESPELEONORDESTE fosse constituída como pessoa jurídica na forma de associação. Os encontros regionais fomentaram o debate de modo intenso, reunindo pessoas com interesses comuns, mas as facilidades de reuniões por videoconferência, hipertrofiadas a partir de 2019-2020 mostraram modos de aproximar interesses situados a milhares de quilômetros de distância.

Observe-se que o modelo final da Espeleonordeste ainda não foi atingido – e talvez esteja em evolução permanente –, porque é preciso um equilíbrio mutável, pelo qual a associação regional proposta não seja concorrência à Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE e tampouco sufoque os grupos locais. A ideia de ter um grupo regional faz sentido, quando se pensa na fragilidade dos pequenos agrupamentos locais dispersos – muitos com pouca estrutura – e se considera a maior capacidade de articulação da Espeleonordeste, agregando comunicação e diálogo com entidades nacionais. Há desafios permanentes ligados à representatividade, defesa de múltiplas pautas, organização de eventos com suficiente capilaridade em uma enorme região geográfica e permanência de projetos para mobilização da comunidade espeleológica. Esses obstáculos são fontes de aprendizados e evolução, permitindo ao grupo aprendizagens sobre a gestão dinâmica da qual tanto carece a Espeleologia brasileira, servindo de campo de provas para o surgimento de novas experiências associativas regionais, noutras partes do Brasil.

DIRETORIAS DA ESPELEONORDESTE

Diretoria 2021-2024
Elvis Pereira Barbosa – Presidente
Jan Pierre Martins de Araujo – Vice-presidente
Célio dos Santos Andrade – Secretário
Solon Rodrigues de Almeida Netto – Tesoureiro

Conselho Fiscal 2021-2024
Daivisson Batista Santos
Márcio Santana Santos

Diretoria 2018-2021
Daivisson Batista Santos – Presidente
Heleno dos Santos Macedo – Vice-presidente
Thiago Nunes de Oliveira – Secretário
Davi Bruno da Silva Seixas – Tesoureiro

Conselho Fiscal 2021-2024
Célio dos Santos Andrade
Solon Rodrigues de Almeida Netto