logo-espeleonordeste-azul

Comenda

A Comenda Espeleonordeste Bienal Soares Santos

A COMENDA ESPELEONORDESTE BINAEL SOARES SANTOS é o maior reconhecimento entregue pela Sociedade Nordestina de Espeleologia a pessoas que contribuíram com a exploração, a descoberta, a pesquisa, o ensino, a documentação, a divulgação ou a proteção do patrimônio espeleológico ou ambiental em geral. A insígnia se materializa por um disco dourado, com dizeres gravados, diâmetro de oito centímetros e encapsulado em caixa revestida por tecido. Esse instrumento de premiação não reverte recursos financeiros, mas representa o profundo reconhecimento da sociedade civil pelo esforço empreendido pela pessoa agraciada em prol da construção de novos saberes ou de um mundo mais altruísta. A escolha periódica destaca a nobreza de espírito e desprendimento a causas maiores direcionadas aos campos da ciência, documentação técnica, arte, educação, comunicação, preservação ou militância ambiental.

Trata-se da primeira honraria brasileira de tal tipo instituída no âmbito da Espeleologia. Inaugurada em 28 de junho de 2018, momento no qual se fez a primeira distinção pela outorga ao professor Binael Soares Santos, seguido pelo ambientalista e espeleólogo Simpliciano Oliveira Lima Filho, homenagens póstumas entregues aos familiares, durante o IV Encontro Nordestino de Espeleologia, em Ituaçu, na Bahia. Para a Espeleonordeste, honrar e defender a memória de espeleólogos e espeleólogas do país são responsabilidades que devem ser abraçadas por toda a sociedade, pois os exemplos deixados são as sementes a germinar às futuras gerações.

Galeria de Outorga da Comenda

I outorga da comenda, 28 de junho 2018, Ituaçu/BA

Binael Soares Santos

Acadêmico com mestrado em Biologia e docente da UESC – Univ. Estadual de Santa Cruz, Ilhéus/BA. Pesquisador de fauna cavernícola e quirópteros. Promoveu estudos relevantes à compressão da Biologia Subterrânea das cavidades baianas e ajudou na consolidação da Espeleologia no sul da Bahia.

II outorga da comenda, 28 de junho 2018, Ituaçu/BA.

Simpliciano de Oliveira Lima Filho

Espeleólogo com destacada atuação no suporte aos grupos que desenvolveram trabalhos na Chapada Diamantina, nas décadas de 1980 e 1990. Seus esforços foram fundamentais ao turismo em cavernas na Bahia e para o alargamento do conhecimento sobre vários sítios espeleológicos em Iraquara/BA.

III outorga da comenda, 12 de novembro 2022, Santa Luzia/BA.

Maria Conceição Ramos de Oliveira

Acadêmica, professora da UESC – Univ. Estadual de Santa Cruz, Ilhéus/BA. Ligada às Ciências Humanas, foi pioneira na implantação de base de pesquisa sobre Espeleologia na UESC, sendo a precursora fundadora do Grupo Sul Baiano de Espeleologia – GSBE, na década de 1990.

IV outorga da comenda, 12 de novembro 2022, Santa Luzia/BA.

Maria Elina Bichuette

Acadêmica com pós-doutorado em Biologia e docente da UFSCAR – Univ. Federal de São Carlos, São Carlos/SP. Pesquisadora da fauna cavernícola, com ênfase em peixes cavernícolas. Uma das mais importantes cientistas do Brasil na Biologia Subterrânea, destacando-se por estudos na Chapada Diamantina, Bahia.

V outorga da comenda, 10 de junho 2023, Iraquara/BA.

Claudia Sousa Lima

Espeleóloga guardiã da Lapa Doce. Ambientalista, teve ampla atuação na defesa da preservação do ambiente natural e a importância das cavernas ao turismo da Chapada Diamantina. Foi uma voz ativa na mídia nacional como divulgadora do patrimônio espeleológico e mantedora da SBAE – Sociedade Baiana de Espeleologia.