logo-espeleonordeste-azul

5 anos – Espeleonordeste

Em 10 de junho de 2023, a Espeleonordeste se reuniu na fazenda Lapa Doce, Iraquara/BA, para comemorar os cinco anos de existência do grupo. O evento foi realizado como uma grande festa, com falas e homenagens, destaques e realizações que marcaram o primeiro quinquênio da Sociedade Nordestina de Espeleologia. Estiveram reunidos vários associados, toda diretoria 2021-2024, além de representantes dos grupos GMSE – Grupo Mundo Subterrâneo de Espeleologia (BA), GSBE – Grupo Sul Baiano de Espeleologia (BA), GAE – Grupo Araras de Espeleologia (BA), Cavernature (RN), SEP – Sociedade Espeleológica Potiguar (RN), SEA – Sociedade Espeleológica Azimute (BA), Espeleo Rio (RJ) e Espeleomergulho Brasil, além da SBAE – Sociedade Baiana de Espeleologia, o grupo anfitrião.

Houve a entrega da Comenda Espeleonordeste Bianel Soares Santos à espeleóloga Claudia Sousa Lima, que foi agraciada por sua militância e divulgação da importância do patrimônio espeleológico brasileiro. A partir de 2010, Claudia Lima destacou-se como uma das principais vozes na mídia nacional sobre a relevância das cavernas e atuou como uma líder do trade turístico da Chapada Diamantina, defendendo a preservação do equilíbrio natural como um valioso ativo para atrair turistas e fomentar a economia da região.

Os representantes do Espeleomergulho Brasil explicitaram a valiosa descoberta da conexão subaquática das galerias da Lapa Doce, que se tornou a terceira caverna em termos de desenvolvimento linear do Brasil. Citaram a imprescindível ajuda de Claudia Lima no apoio às expedições e o histórico de acolhimento de sua família a todos que documentam as cavernas de Iraquara.

O momento não foi de atividades técnicas, mas de confraternização e reencontros. Foram realizadas saídas às grutas da região, além da Lapa Doce, como a Torrinha. Foi uma oportunidade de fortalecer a Espeleonordeste e incentivar as parcerias.