logo-espeleonordeste-azul

Eventos – 1998 – I ENE

UBAJARA 1998 - I ENCONTRO REGIONAL

Na década de 1990 fundou-se o principal fórum regional promovido no Nordeste para discutir os rumos da Espeleologia: o Encontro Nordestino de Espeleologia. O primeiro evento dessa série foi promovido no ano de 1998, de 15 a 17 de julho, por iniciativa do INSTITUTO CEARENSE DE CIÊNCIAS NATURAIS – ICCN, em Ubajara, Ceará.

Foi denominado como I ENCONTRO DE ESPELEOLOGIA DO NORDESTE, título que foi – curiosamente – alterado para a designação atual, a partir da segunda edição, em 2015. A comissão organizadora foi constituída por Celso Lira Ximenes (ICCN, coordenação geral), Adernilson Lomônaco (ICCN, secretaria executiva), Maria Leônia de Araújo Ximenes (ICCN, tesouraria), Wilson Franklin Júnior (ICCN e UFC, apoio), Denise Maria Azevedo Ursulino (ICCN, apoio) e Antônio Emanuel B. Alves de Souza (IBAMA – Parna de Ubajara, apoio). Foram envolvidas instituições como a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Estadual do Ceará, a Universidade Regional Vale do Cariri e a Universidade Vale do Acaraú.

Tal ação representou uma iniciativa pioneira para agregar ao Nordeste o que estava sendo discutido de relevante na Espeleologia brasileira. Ao mesmo tempo, houve um nítido esforço de apresentação dos trabalhos locais apresentando os terrenos cársticos do Ceará. O plano envolveu a Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE, o Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas – CECAV (à época, assim designado) e o Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas, por meio da revista O Carste. Para além, fo­i editado um boletim de resumos contendo quinze trabalhos com natureza técnica e científica, a maioria versando sobre cavernas situadas em território cearense, mas com forte destaque também a áreas nos vizinhos estados do Piauí e Pernambuco. Essa matriz revela um encontro de vanguarda, pois dotou de contornos científicos e fortíssimo laço institucional a Espeleologia que se desenvolvia na região, intercambiando dados com instituições e pesquisadores de outras do Brasil. Mais de duas décadas após, o pioneiro encontro ainda ensina muito e serve de farol por todo esse conjunto de atributos que o tornam tão único.