logo-espeleonordeste-azul

Livros

LIVROS ESPELEOLÓGICOS

A PUBLICAÇÃO DE LIVROS é uma das marcas da Espeleonordeste. Mesmo se tratando de um grupo relativamente novo, criado no segundo semestre de 2018, a associação coleciona trabalhos que demonstram sua força como uma produtora de conhecimento e divulgação sobre o patrimônio espeleológico brasileiro. O esforço do grupo tem se concentrado não somente em trabalhos digitais, como é o caso da Revista Lajedos, mas igualmente em livros impressos, pelo reconhecimento de que brochuras e encadernações são plataformas de mídia que devem coexistir com os lançamentos eletrônicos, ocupando um nicho valioso. A Espeleonordeste tem atuado promovendo a arrecadação de fundos financeiros para prover seus trabalhos, por meio de linhas de financiamento próprias e parcerias com entidades do terceiro setor e empresas privadas.

JANDAÍRA: HISTÓRIAS E CAVERNAS POTIGUARES (ISBN 978-65-81228-00-2) foi o primeiro livro editado, em dezembro de 2019. Representou um grande aprendizado à equipe técnica do grupo, pelos desafios editoriais e por se tratar de trabalho com forte cuidado estético e direcionamento à divulgação de conhecimento técnico a comunidades tradicionais de áreas com ocorrências de cavernas, no município de Jandaíra/RN. O livro reúne dados provenientes de mais de vinte anos de pesquisas de campo, conteúdo que foi, basicamente, produzido pela Sociedade Espeleológica Potiguar – SEP. A publicação foi viabilizada pela cooperação técnica com o grupo CAVERNATURE e o apoio financeiro do INSTITUTO EDP, ambos parceiros pela preservação ambiental no Nordeste do Brasil. FICHA TÉCNICA: tiragem de 1.250 exemplares, sendo 500 destinados à comunidade local e o restante ao público espeleológico, distribuição gratuita. Especificações: brochura fechada medindo 23×21 cm, 109 p., color, papel 110 g/m2, capa em cartão com orelhas 8 cm, colado. Valor do contrato de produção gráfica em dezembro de 2019: R$ 15.000,00 (80% gráfica e 20% projeto gráfico, havendo custeio pelo Instituto EDP/Cavernature e Espeleonordeste, respectivamente).

VEREDAS DE PEDRA: CHAPADA DIAMANTINA (ISBN 978-65-81228-01-9) foi resultado do projeto Cavernas da Chapada, uma iniciativa de documentação do patrimônio espeleológico situado na Chapada Diamantina, com foco nos municípios de Iraquara e Ituaçu/BA. Os trabalhos se desenvolveram durante seis anos (2016-2022), havendo sido firmada, na culminância do projeto, uma cooperação técnica para coedição com a Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE. Mostra imagens inéditas, de importantes cavernas nunca documentadas. Destaca-se como sendo o produto oficial do aniversário de cinquenta e três anos da SBE, com divulgação nos encontros regionais ENE (novembro/2022, na Bahia) e EPELEO (novembro/2022, em São Paulo), além de distribuição programada ao 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia, em Curitiba, em julho 2023. FICHA TÉCNICA: tiragem de 1.000 exemplares, com distribuição preferencialmente gratuita à comunidade espeleológica. Especificações: capa dura fechado medindo 25×24 cm, 204 p., color, miolo em couchê fosco 150 g/m2 com laminação; guarda couchê fosco 170 g/m2; costurado, hot stamping na capa e embalagem shrink. Valor do contrato de produção gráfica em agosto de 2022: R$ 75.000,00 (custeio de 80% pela Espeleonordeste e 20% pela SBE).