logo-espeleonordeste-azul

Eventos – 2016 – III ENE

IRAQUARA 2016 - III ENCONTRO REGIONAL

A SOCIEDADE BAIANA DE ESPELEOLOGIA – SBAE, ainda durante o II ENE – São Cristóvão 2015, lançou candidatura para organizar o terceiro encontro regional em Iraquara, Bahia, no primeiro semestre de 2016. A proposta foi acolhida com entusiasmo pela comunidade espeleológica e, posteriormente, homologada pela Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE. A principal plataforma apresentada pela SBAE centrou-se no amplo debate sobre o futuro da atividade turística nas cavernas da Chapada Diamantina, um dos maiores polos do turismo em cavernas do Brasil, bem como na necessidade de reunir pesquisadores, esportistas, guias de turismo, condutores locais de atrativos turísticos e empresários, democratizando a informação e levando o conhecimento a regiões distantes dos centros urbanos.

A coordenação do evento ficou sob a responsabilidade de Cláudia Sousa Lima Mattedi, espeleóloga da SBAE. Vários grupos do Nordeste ajudaram nos preparativos e na execução, o que foi muito importante para reforçar o intercâmbio e alinhar os interesses na continuidade de trabalhos conjuntos. Associações como o Bambuí (MG) e o Grupo Pierre Martin de Espeleologia (SP), voluntariam-se a valiosas apresentações e contribuições, integrando a programação. Foi realizado entre 20 e 22 de maio de 2016, com 113 inscritos, carga de 16 horas-aula distribuídas entre palestras e debates, sendo promovido no auditório da Câmara de Vereadores. A iniciativa conseguiu reunir representantes de quase todos os principais grupos espeleológicos brasileiros com atuação na região da Chapada Diamantina, o que fortaleceu a diversidade e qualidade das exposições. As incursões e minicursos práticos foram realizados nalgumas das mais conhecidas grutas de Iraquara e Seabra/BA.

No III ENE foi lançada a logomarca da Espeleonordeste, mas o grupo ainda não estava juridicamente constituído. A Espeleonordeste atuou, pela primeira vez, como um suporte regional, difundido a importância dessa integração. Iraquara permitiu ainda o intercâmbio entre grupos e ambientalistas de diversas partes do Nordeste, apresentando o Grupo Araras de Espeleologia – GAE à comunidade espeleológica e catalisando a parceria entre a SBAE (Bahia) e a SEP (Rio Grande do Norte).