logo-espeleonordeste-azul

Eventos – 2020 – V ENE

PACUÍ 2020-21 - V ENCONTRO REGIONAL

O V ENCONTRO NORDESTINO DE ESPELEOLOGIA – V ENE foi promovido em meio a vários adiamentos de eventos nacionais e regionais, provocados pela pandemia Covid-19, cujo auge esteve entre o início de 2020 e o final de 2021. Inicialmente programado para Petrolina, Pernambuco, com as incertezas posteriores e provenientes das regras sanitárias proibindo aglomerações sociais, cogitou-se a suspensão total do encontro. Porém, com o sucesso verificado no Simpósio Brasileiro Virtual de Espeleologia – SBVEspeleo, reconsiderou-se um plano híbrido, com etapa remota em 2020 e momento presencial, em 2021, quando as condições assim o permitissem. A inovação ficou a cargo da parceria com a Escola Brasileira de Espeleologia – EBRE/SBE, celebrada no segundo semestre de 2020, por intermédio da coordenadora Mariana Timo. Na versão final, mudou-se a sede do evento para o Pacuí, distrito rural do município de Campo Formoso, Bahia, decisão orientada pelo grupo anfitrião, a SOCIEDADE ESPELEOLÓGICA AZIMUTE – SEA. O plano de ação foi condicionado pela oportunidade de difundir formação técnica a espeleólogos e espeleólogas do Nordeste, através dos cursos Introdução à Espeleologia (8 horas-aula) e Espeleólogo Nível I (24 horas-aula), bem como pela igualdade de oportunidades a ambos os sexos, paridade buscada tanto entre formadores e formadoras, quanto nas vagas de participantes. Para incremento da adesão, houve parcerias com cursos de graduação (UFRN e UFAL) e a conferência de abertura online, na manhã do dia 5 de novembro de 2020, foi proferida pelo professor dr. Juvandi de Souza Santos – UEPB. No dia seguinte, foram ministradas aulas do curso básico da EBRE, pela primeira vez ofertado online, com a certificação de quarenta e cinco inscritos de várias partes do país.

A parte teórica do curso Espeleólogo Nível 1 foi feita por ensino remoto e etapa prática aconteceu presencialmente, em Campo Formoso, em 13 e 14 de novembro de 2021. A ação inseriu-se dentro da promoção do Ano Internacional das Cavernas e do Carste da UIS e possibilitou a formação de dezoito pessoas pela EBRE/SBE.

O V ENE foi marcante por ter sido o único encontro regional realizado no Brasil durante a pandemia Covid-19. Quando até mesmo o 36º Congresso Brasileiro de Espeleologia foi adiado (de junho de 2021 para abril 2022), a Espeleonordeste corretamente insistiu na manutenção do calendário bianual aos regionais. De outra sorte, a parceria com a Escola Brasileira de Espeleologia se apresentou como uma alternativa viável para capacitar por meio de encontros de Espeleologia, fortalecendo a formação técnica.