logo-espeleonordeste-azul

Eventos – 2018 – IV ENE

ITUAÇU 2018 - IV ENCONTRO REGIONAL

O IV ENCONTRO NORDESTINO DE ESPELEOLOGIA – IV ENE foi marcado pela celebração e pelo maior amadurecimento das relações entre os grupos de Espeleologia no Nordeste. O palco foi a cidade de Ituaçu, Bahia, município situado ao sul da Chapada Diamantina, com rico patrimônio natural e ativa comunidade espeleológica: o GRUPO ARARAS DE ESPELEOLOGIA – GAE. Entre 28 de junho e 1º de julho de 2018, os 100 participantes inscritos foram convidados para conhecerem um pouco da grandiosidade espeleológica do morro das Araras e o contexto histórico-cultural-religioso da gruta da Mangabeira, caverna que abriga um dos maiores templos católicos alojados no endocarste do Brasil: o Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

No plano regional, foi de suma importância para divisar a maturidade dos grupos espeleológicos em torno do alinhamento das atividades e do fortalecimento institucional da Espeleonordeste – foi nesse encontro que se deliberou a necessidade de formalização jurídica da Espeleonordeste, em modelo de associação, o que veio a acontecer pouco tempo depois, com a formalização jurídica do grupo. Localmente, formou-se o consenso pela necessidade de medidas protetivas ao morro das Araras e ao patrimônio espeleológico do sul da Chapada, criando-se um elo à formulação de projetos e iniciativas. Em termos concretos, a partir dali, vários acadêmicos incluíram o patrimônio de Ituaçu em suas pesquisas e a comunidade espeleológica nordestina iniciou projetos técnico-esportistas de documentação naquela área, tudo em parceria com o GAE. Além disso, o encontro foi marcado por palestras, exposições, saídas ao campo, apresentações culturais e encontros várias gerações de espeleólogos e espeleólogas.

Ademais, pela primeira vez se fez a entrega da COMENDA ESPELEONORDESTE BINAEL SOARES SANTOS, mais alto reconhecimento da comunidade espeleológica nordestina às pessoas dedicadas à causa ambiental ou espeleológica. O primeiro agraciado foi o próprio pesquisador Binael S. Santos, seguindo-se a segunda outorga ao espeleólogo Simpliciano de Oliveira Lima Filho – ambos in memorian. A SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESPELEOLOGIA – SBE esteve representada pelo presidente, Carlos Frederico de Souza Lott, fortalecendo laços de cooperação.