logo-espeleonordeste-azul

Eventos – 2022 – VI ENE

SANTA LUZIA 2022 - VI ENCONTRO REGIONAL

O VI ENCONTRO NORDESTINO DE ESPELEOLOGIA – VI ENE representa o retorno ao tradicional formato dos eventos regionais, realizados antes da pandemia Covid-19, como reuniões para debates e confraternizações presenciais. A partir da manifestação do GRUPO SUL BAIANO DE ESPELEOLOGIA – GSBE, foi definida como sede a cidade de Santa Luzia/BA. A variedade de litologias vistas na área proporcionou o surgimento de cavernas diversas encaixadas em carbonatos, brechas e conglomerados, sendo a mais conhecida a gruta do Lapão. Essa cavidade natural se situa em terreno de Mata Atlântica, sendo gerida como parque. Nela há larga galeria, com amplos salões de mais cem metros de extensão e tetos com vinte metros de altura. São centenas de metros de desenvolvimento, alguns ainda não bem detalhados em mapa, o que será apresentado aos participantes do VI ENE como possibilidades de desenvolvimentos de futuros trabalhos espeleológicos.

Além disso, Santa Luzia apresenta ricas passagens ligadas à cultura. Seu povoamento antigo, ligado aos diversos ciclos econômicos vivenciados na Bahia, revela sítios históricos, como a igreja de Nossa Senhora do Rosário. De outra sorte, o patrimônio espeleológico da área se insere em territórios indígenas, como o Caramuru Catarina Paraguaçu, distribuído pelo vizinho município de Pau Brasil. Há também comunidades nativas em Potiraguá e Mascote. Por tudo isso, cria-se um rico cenário para debates sobre a presença humana nesses ambientes, conforme um contexto de diversidade natural e cultural.

O VI ENE será realizado em Santa Luzia/BA, no período de 12 a 14 de novembro de 2022. As inscrições estão abertas. Para acesso a informações completas e garantir sua vaga, clique no link abaixo: