SEP - Sociedade Espeleológica Potiguar

Menu

SEP - Sociedade Espeleológica Potiguar

IRAQUARA - 2016
III ENCONTRO REGIONAL

A SOCIEDADE BAIANA DE ESPELEOLOGIA – SBAE, ainda durante o II ENE – São Cristovão 2015, lançou candidatura para organizar o terceiro encontro regional em Iraquara/BA, no primeiro semestre de 2016. À época, a proposta foi acolhida com entusiasmo pela comunidade espeleológica e, posteriormente, homologada pela Sociedade Brasileira de Espeleologia - SBE. A principal plataforma apresentada pela SBAE centrou-se no amplo debate sobre o futuro da atividade turística nas cavernas da Chapada Diamantina, bem como na necessidade de reunir pesquisadores e amadores com guias turísticos e empresários da região de Iraquara/BA, como uma forma de democratizar a informação e levar o conhecimento a regiões distantes dos grandes centros urbanos.

A coordenação do evento ficou sob a responsabilidade de Claudia Sousa Lima Mattedi, diretora da SBAE e coproprietária da Fazenda Lapa Doce, um dos principais atrativos turísticos relacionados a cavernas no Brasil. Porém, vários outros grupos da região Nordeste ajudaram nos preparativos, o que foi muito importante para reforçar os laços de amizade e o intercâmbio de técnicas. Outros agrupamentos, como o Grupo Bambuí (MG) e o Grupo Pierre Martin (SP), voluntariam-se a valiosas palestras e ricos debates. Ao final de maio de 2016, aproximadamente 110 inscritos prestigiaram o evento, que ocorreu no auditório da Câmara dos Vereadores de Iraquara/BA e conseguiu reunir, basicamente, representantes de quase todos os principais grupos espeleológicos brasileiros. O encontro foi caracterizado pela diversidade, pela qualidade das exposições e, especialmente, pelas belíssimas incursões às grutas da Chapada Diamantina.

⇒ Download – Projeto Executivo do III ENE
⇒ Download – Logomarca do III ENE
⇒ Download – Folder do III ENE
⇒ Download – Certificados participantes
⇒ Download – Certificados palestrantes
⇒ Download – Certificados organizadores
⇒ Download – Certificados minicursos

SÃO CRISTÓVÃO - 2015
II ENCONTRO REGIONAL

DESDE A DÉCADA DE 1990, o principal fórum regional promovido no Nordeste para discutir os rumos da Espeleologia se fundou sobre o Encontro Nordestino de Espeleologia - ENE. O primeiro evento dessa série foi promovido no ano de 1998, por iniciativa do geólogo Celso Ximenes e colaboradores do Instituto Cearense de Ciências Naturais - ICCN, em Ubajara/CE, havendo tal ação representado uma pioneira iniciativa para aproximar a Sociedade Brasileira de Espeleologia - SBE dos agrupamentos e pesquisadores estabelecidos na região.

Após esse acontecimento, houve um grande lapso temporal e a descontinuidade da interação planejada, pois somente foi realizado novo encontro em janeiro de 2015, quando estiveram, regionalmente reunidos, caverneiros e pesquisadores para debater os rumos da atividade em São Cristovão/SE, especialmente pela iniciativa dos professores Christiane Ramos Donato, Mário André Trindade Dantas, Heleno dos Santos Macedo, além de outros parceiros. Constatou-se, porém, que no longo intervalo entre a primeira e segunda edição do evento, houve uma expressiva evolução da Espeleologia nordestina, com a maturação de bases de pesquisa universitárias e associações civis, especificamente criadas para arregimentar interessados na prática da atividade. Assim, a partir do II ENE, fez-se o aprimoramento do debate, o que possibilitou a construção da cooperação técnica CAVERNNE, além de várias parcerias e pontes intrarregionais.

⇒ Download – Relatório Final do II ENE
⇒ Download – Logomarca do II ENE
⇒ Download – Sinopse do II ENE
⇒ Download – Termo de Cooperação CAVERNNE

Carregando
Aguarde, carregando...